Olá amigos! Muitas pessoas e alunos me perguntam quais materiais de apoio usar (e como) no aprendizado do Inglês.
Existem hoje várias fontes confiáveis e outras nem tanto, por isso é preciso cuidado e saber avaliá-las corretamente.
Além do conteúdo de qualidade é preciso observar qual o formato (Ex. podcast, vídeos, música, textos, dicionários, etc.). Eles influenciam, e muito, na maneira como podemos abordar o aprendizado.
De qualquer maneira, o professor deve ser um auxiliador nesse processo de escolha de material de apoio aos estudos.
Então, dada a riqueza de informações e conteúdo, vou listar cinco fontes com conteúdo de inglês online e de graça que uso frequentemente na Language On Demand com os meus alunos, e que são muito úteis para agregar às aulas.
BBC Learning English
Desde 1943, a BBC Learning English, braço da BBC World Service, oferece uma variedade impressionante de material online e gratuito de inglês. Boa parte do conteúdo está organizado em cursos, mas também pode ser consumida em formato modular. Vídeos, palavras-cruzadas e texto sobre atualidades, entre outros, complementam a experiência no site.
VOA Learning English
O Voice of America (ou VOA) é o serviço oficial de radiodifusão internacional do Governo dos Estados Unidos. O material jornalístico do site, por si só, já é um excelente recurso complementar para o aprendizado do inglês. Mas além disto, o site também abriga o Learning English, braço do VOA para o ensino do idioma, que contém cursos de inglês online e de graça para estudantes de diversos níveis, e cujo destaque é o conteúdo audiovisual produzido por eles.
englishpage.com
Trata-se de um notável repositório de lições online e gratuitas de inglês, com foco no ESL (English as a Second Language ou Inglês como Segunda Língua) no EFL (English as Foreign Language ou Inglês como Língua Estrangeira). Entre os materiais disponíveis estão exercícios sobre verbos, preposições, vocabulário, além de um livro online completo sobre gramática.
Cambridge Dictionary
A britânica Cambridge University Press, responsável pela publicação do Cambridge Dictionary, é a editora mais antiga do mundo, sendo que sua primeira publicação data de 1584(!). A primeira edição impressa do dicionário de inglês foi lançada em 1995, e já em 1999 a editora publicou a versão online e gratuita.
Merriam Webster
A Merriam-Webster é uma tradicional editora estadunidense fundada em 1831, mas a história do primeiro dicionário verdadeiramente americano começa em 1806, quando Noah Webster publicou seu primeiro compêndio de palavras em inglês. Você pode conhecer a interessante história deste dicionário, que teve sua primeira edição impressa lançada em 1847, neste site.
Visitem estes sites e me digam o que acharam!
Have fun! 😉